letreiro

"No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos"Provérbios 14:26

sexta-feira, 22 de março de 2019

Majú, do Brasil


Maju, do Brasil

Primeiro mês

(1) Esta é a Maria Júlia. Todo mundo a conhece pelo apelido de Majú. Majú tem 7 anos de idade e mora na Bahia, que fica no nordeste do Brasil. A Bahia é um lugar muito lindo. A cidade que ela mora fica no litoral, onde faz calor e tem praia.
(2) O que Majú mais gosta de fazer é construir castelinhos de areia na praia. Ela tem um baldinho de
plástico, pazinha e várias forminhas. Ela enche as forminhas com areia, aperta bem, depois vira a forminha na areia e tira bem devagarzinho. Tem estrela do mar, peixinho e concha. Com a pazinha. Majú faz um buracão na areia. Ela pega a areia e faz um castelo. Não é muito bom brincar na areia da praia?
(3) Este é Antonio, o papai de Majú. Majú o chama de painho, porque na Bahia os filhos chamam os pais de paínho e mâínha.
Antonio é enfermeiro e trabalha no hospital ajudando as pessoas machucadas. As vezes precisa ele trabalha durante o dia, e as vezes precisa trabalhar durante a noite também.
(4) O paínho Antonio sabe capoeira. Capoeira é uma mistura de esporte, luta e dança. Aos sábados Majú  e seu paínho acordam bem cedo e vão se encontrar com o grupo de capoeira. Os homens usam calça branca, e ficaram sem camisa. Eles fazem uma roda e ficam fazendo os movimentos de luta e dança enquanto outras pessoas tocam música em vários instrumentos diferentes.
(5) Este é um berimbau, pra dar o ritmo da capoeira. O berimbau é um instrumento feito com uma vara de madeira comprida. Nas pontas da vara, tem um fio de aço amarrado (como se fosse a corda de um violão) e na parte de baixo da vara, tem uma cabaça, que é tipo uma casca de coco vazia. Pra tocar o berimbau, o paínho segura o berimbau com a mão esquerda e puxa a corda de aço com a mão direita. As vezes ele puxa o berimbau bem perto da barriga, pra fazer um som diferente. Outras vezes ele prende no pulso um chocalho pequeno, que se chama caxixi. Ele aprendeu a tocar berimbau quando ainda era criança e gostou tanto que nunca mais quis parar. Majú gosta muito, muito mesmo de ir com o paínho nas rodas de capoeira e ouviu o berimbau e ver a dança. E você, gosta de música também?
Depois de participar da roda de capoeira, eles voltam para casa. Eles não sabem que sábado é o dia de ir na igreja e aprender sobre Jesus.
Vamos trazer a nossa ofertinha? Assim um missionário vai ensinar sobre Jesus na Bahia.

SEGUNDO MÊS

(6) Esta é Rosalva, a mãe de Majú. Majú a chama de mãínha. 
A mãínha Rosalva aprendeu a cozinhar com a avó. A avó aprendeu com a bisavó. E a bisavó aprendeu com a tataravó. A família grande da mãínha Rosalva mora no Brasil agora, mas antes moravam na África.
A mãínha de Majú trabalha como Baiana do Acarajé. Ela usa essas roupas bem bonitas, bem branquinhas e grandes, enfeitadas com colares coloridos e compridos. Na cabeça, mãínha usa um turbante colorido.
Ela tem uma banca com um tabuleiro cheio de comidas bahianas numa avenida que fica perto da praia. Na Bahia, as comidas são feitas com ingredientes fortes e ardidos. Você gosta de comer coisa ardida?
(7) Este é o acarajé que a mãínha vende.
A mãínha Elba amassa o feijão em um pilão de pedra, até ficar tudo bem moído. Depois ela coloca muitos temperos especiais e deliciosos e quando já está bom, ela frita o bolinho no azeite de dendê fervendo.
(8) No tabuleiro da Baiana do Acarajé também tem outras coisas. Moqueca, vatapá, abará, cuscuz e tapioca. Você já comeu tapioca? É uma massa fininha, branquinha, feita de mandioca. Você pode colocar um recheio de queijo com tomate. Ou de brigadeiro. Hmmmm, que delicia!
Mas em alguns pratos, eles usam camarão. Camarão é um fruto do mar. Na Bahia eles gostam muito de comer frutos do mar. Majú e sua família não sabem que o camarão faz mal para a saúde.

TERCEIRO MÊS

Recapitular  o primeiro e o segundo mês.

(9) Você sabe que animal é este? Isso mesmo é uma tartaruga. Mas esta é uma tartaruga marinha, porque ela vive no mar. Algumas pessoas malvadas gostam de caçar as tartarugas, matar e comer a carne delas. Por isso, elas precisavam de alguém que cuidasse delas, que protegesse a vida delas no mar.
Você ama os animais também? Algumas pessoas que amam muito os animais, criaram um jeito de cuidar e proteger as tartarugas. É o Projeto Tamar. Em vários lugares do Brasil, pessoas trabalham pra cuidar das tartarugas.
(10) Este é Juvenal, o irmão mais velho de Majú. Ele tem 13 anos e ama os animais. Um dia, a escola onde Juvenal estuda fez uma visita ao Projeto Tamar. Juvenal viu muitas tartarugas marinhas nadando em tanques, viu estátuas de tartarugas em tamanho real e viu que elas podem ser bem grandes.
Ele fez carinho em uma tartaruga e jogou comida pra elas. Sabe o que mais Juvenal aprendeu? Que a gente não pode jogar nenhum tipo de lixo no mar. Se alguém joga um palito de sorvete ou uma garrafinha de plástico no mar, a tartaruga pensa que é comida, come e morre.
Você também pode ajudar a cuidar das tartarugas se não jogar lixo no mar e em nenhum outro lugar. O lixo precisa ser jogado no lixo.
(11) Na volta do passeio, Juvenal conheceu uma plantação de cacau. Cacau é uma fruta muito saborosa e a Bahia planta tanto cacau que até vende para outros países. Com o cacau, dá pra fazer suco batido com água ou com leite e é muito gostoso. Mas com o cacau também dá pra fazer chocolate! Você gosta de chocolate? Hmmmm, que delicia.
(12) Na Bahia existem muitas igrejas. Muitas mesmo. As igrejas são lindas. Coloridas, cheias de enfeites, algumas com desenhos em pedra. Algumas foram construídas há muito tempo. Mas nem todas as pessoas que vão nessa igreja conhecem Jesus de verdade, sabe? Algumas pessoas acham que precisam fazer coisas difíceis pra Deus. Andar descalço por muito tempo numa estrada, as vezes subir de joelhos uma escada bem grande.
Jesus nunca pediu que você fizesse coisas difíceis assim. Jesus ama você. Jesus ama cada um de seus filhos. E se você também ama Jesus, só precisa ser batizado, obedecer os 10 mandamentos escritos na Bíblia, falar com Jesus em oração, ler a Bíblia.
Assim, um pastor vai poder ensinar do verdadeiro amor de Deus para Majú, Juvenal e toda a sua família.
Se quiser aprender mais sobre o Projeto Tamar, este é um vídeo de duas meninas que visitaram a sede de Ubatuba.